SOBRE

SOBRE

Apresentando a NSIS

O NSIS – Network of Strategic and International Studies é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2012.

A Associação de Estudos Estratégicos e Internacionais (NSIS –Network of Strategic and International Studies) tem na sua origem o trabalho desenvolvido por um conjunto de investigadores que se dedicam à análise de diversas temáticas no quadro geral das relações internacionais.


Somos uma organização não governamental, com uma equipa de investigadores

A associação, sem fins lucrativos, foi criada em 2012, e tem como objetivo geral promover o estudo dos problemas estratégicos e de todas as questões respeitantes às relações internacionais – nas suas incidências políticas, militares, económicas, sociais, culturais e da informação –, nomeadamente das que se prendam com os problemas da paz, do desenvolvimento e dos direitos humanos, contribuindo para a produção, transmissão e transferência de conhecimento científico e técnico que proporcione valor económico, social e cultural à sociedade. 

EQUIPA DE INVESTIGADORES

Cada membro da nossa equipa de investigação, são pessoas que fizeram uma contribuição significativo para a melhoria da nossa sociedade.  Todos eles carregam em si, um conjunto único de habilidades, conhecimento e experiências, que faz da nossa organização uma instuição reconhecida internacionalmente

Miguel Santos Neves

Miguel Santos Neves é doutorado pela London School of Economics and Political Science nas áreas Relações Internacionais / Direito Internacional e MPhil em Economia do Desenvolvimento pelo Institute of Development Studies da Universidade de Sussex. Professor na Universidade Autónoma de Lisboa nos departamentos de Direito e de Relações Internacionais responsável pela coordenação das unidades sobre Direitos Humanos, Direito Internacional e Políticas de Segurança. Investigador Sénior tendo desempenhado funções nos últimos anos como Diretor dos Programas Ásia e Migrações do Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais com responsabilidades de coordenação científica do projeto POAT-FSE sobre Tráfico de Seres Humanos - Inclusão social e Valorização das Vitimas (2010-2013) e outros nas áreas das Migrações e Globalização – o papel das Diásporas com o estudo da comunidade de negócios chinesa em Portugal. Membro de diversas redes internacionais de investigação sobre a Ásia e as relações UE-Ásia (EU-ASEAN+3; MedAsia; ECAN) tem colaborado com a ASEF em diferentes iniciativas e integra o conselho científico da revista Asia Europe Journal. É autor de diversas publicações, livros, capítulos de livros em obras coletivas internacionais e diversos artigos em revistas internacionais e nacionais.

Cláudia 
Pedra

Cláudia Pedra é especialista em direitos humanos e migrações. Licenciada em relações internacionais e mestre em estratégia, foi Consultora do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, Investigadora para a Ásia e sobre o Tráfico de Pessoas no Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais (onde foi Coordenadora Executiva do projeto POAT-FSE sobre Tráfico de Seres Humanos - Inclusão social e Valorização das Vitimas,2010-2013), Investigadora e Gestora de Projetos na Organização Internacional para as Migrações e Diretora Executiva da Amnistia Internacional Portugal, de 2002 a 2008. Atualmente é Coordenadora Técnica da Bolsa de Valores Sociais, Managing Partner da Stone Soup Consulting, investigadora e docente. É também Coordenadora Científica do Curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégica das Organizações do Terceiro Setor no Instituto Superior de Gestão. Há mais de 20 anos que trabalha na área de direitos humanos em questões como a discriminação, a educação para os direitos humanos e a universalidade dos direitos humanos. Tem mais de 50 artigos publicados sobre Direitos Humanos, relações internacionais e gestão de Organizações do Terceiro Setor e participou como autora em vários livros.

Fernando Jorge
Cardoso

Fernando Jorge Cardoso é especialista em desenvolvimento e estudos africanos, sendo atualmente responsável pela área de estudos estratégicos e do desenvolvimento do Instituto Marquês de Valle Flôr. É doutorado com agregação em economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa. Desenvolveu atividades profissionais em Moçambique e Portugal nos domínios académico, da consultoria e da gestão de empresas e instituições, tendo concebido e dirigido 20 projetos de pesquisa e desenvolvimento. É autor ou coautor de uma dezena de livros e publicações autónomas, de cerca de meia centena de artigos em capítulos de livros e revistas e de uma centena de comunicações sobre temas africanos, do desenvolvimento e das relações internacionais.

Maria João
Seabra

Maria João Seabra é especialista em assuntos europeus. Ao longo dos últimos 20 anos, concebeu e dirigiu projetos de investigação em áreas como o desenvolvimento institucional e política da União Europeia, a política externa e de segurança da UE, as relações entre a Europa e a América Latina e as relações luso-espanholas. Desenvolveu igualmente projetos dirigidos aos jovens, em temáticas europeias e de Educação para o Desenvolvimento É autora e editora de livros e artigos publicados em revistas. Licenciada em Sociologia, está a preparar o doutoramento em Políticas Públicas.
Share by: